Plano do governo para a RTP

Após saber-se das intenções do governo no que diz respeito à RTP, os sindicatos reuniram com o Conselho de Administração, Conselho de Opinião e com os grupos parlamentares do PCP, LIVRE, CHEGA, BE, PS e PSD.

Aguardamos agendamento dos GP da IL, CDS e PAN, bem como do Ministro dos Assuntos Parlamentares.

Soubemos do CA que teve algumas reuniões com a tutela, que propôs uma diminuição da redução da publicidade, no seu entender, mais suave do que a proposta do governo, mas que foi com surpresa que assistiu no passado dia 8 de outubro ao Plano de Ação para a RTP na retirada integral da publicidade
em 2027.

O CO da RTP transmitiu aos sindicatos a sua frontal oposição à proposta do governo na redução da publicidade e antevê, a médio prazo, a privatização da Empresa.

Relativamente aos grupos parlamentares, excetuando o do PSD, todos foram claros no seu apoio aos sindicatos no que concerne à resistência e à luta pela manutenção da publicidade na Empresa.

Na reunião com o GP do PSD, os sindicatos propuseram que o governo faça um estudo de impacto na economia, desemprego e mercado audiovisual pela retirada de publicidade na RTP, mesmo que gradual.

Colocámos em equação os compromissos já assumidos e contratualizados pela RTP para 2025 no que diz respeito às contrapartidas, parcerias e permutas de publicidade, bem como dos programas já divulgados na apresentação da grelha.

Acrescentámos, ainda, em nota de forte crítica que o Governo com as suas decisões não deu tempo para a Empresa se preparar, garroteando-a na sua atividade.

Relativamente às supostas rescisões por mútuo acordo que o Governo trancou às 250 e aos prazos para a execução do seu “Plano de Ação” na RTP, evidenciámos que não são exequíveis, até ao final do ano.

Os sindicatos aguardam a nova proposta de Contrato de Concessão, a lei que determinará a Missão de Serviço Público de Rádio, Televisão e Digital da RTP.

Até lá, os sindicatos continuarão a fazer o seu trabalho, nomeadamente reunir com a Empresa para a Discussão de carreiras e para negociação do AE para 2025.

Estamos atentos, estejam também!

Lisboa, 25 de outubro de 2025

Os sindicatos: FE / FETESE / SICOMP / SINDETELCO / SINTTAV / SJ / SITESE / SITIC / SMAV / STT

Veja documento completo AQUI

Junta-te à nossa voz, partilha
Comunicados Recentes

NOS – Greve 24 horas

início dia 20 agosto às 00h00
até às 01h00 do dia 2 setembro 2025
A greve abrange trabalhadores das empresas em
serviço para a NOS, seja qual for a sua atividade,
local de trabalho e regime de horário.
A greve tem início dia 20/08/2025 às 00h00 e
termina às 01H00 do próximo dia 2 de setembro.

Ler

RTP

A Direção Nacional do SINTTAV – Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e do Audiovisual manifesta o seu total apoio e solidariedade com os dois profissionais da RTP Açores vítimas de um ataque violento, através do uso de um martelo, quando realizavam uma reportagem na via pública, em Ponta Delgada, São Miguel.

Os jornalistas estavam devidamente identificados, em legítimo exercício das suas funções profissionais e foram ameaçados e impedidos de exercer o seu trabalho por indivíduos que, além de demonstrarem agressividade, enveredaram por uma conduta criminalmente punível, colocando em risco a integridade física dos trabalhadores e os seus equipamentos de trabalho, atentando contra o direito constitucionalmente garantido de liberdade de imprensa.

Ler