História do SINTTAV
O SINTTAV é um projecto sindical em crescimento, resultante de um processo de fusão concluído em 1996 entre os então SINTEL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações, com o STN – Sindicato dos Telefonistas do Norte, ao qual aderiu numa fase posterior o SACTV – Sindicato da Actividade Cinematográfica Televisão e Vídeo, de cujo resultado surgiu o SINTTAV dos trabalhadores.
O SINTTAV foi e é o maior Sindicato dos trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual no nosso País, contando com vários milhares de associados, desenvolvendo uma acção muito abrangente, que vai desde as Telecomunicações, Correios, Rádiodifusão, Actividade Cinematográfica, Televisão (tradicional e por Cabo) Vídeo, ANACOM, Empresas de Call e Contact Centers, Empresas Prestadoras de Serviço, Empreiteiros, Empresas de Trabalho Temporário, Informática, Tecnologia, Serviços, INCM, SCML, Vigilância Estática, etc…
O SINTTAV representa hoje trabalhadores em mais de 200 Empresas o que mostra a dimensão deste Projecto Sindical, que tem condições de crescer mais.
A estrutura dirigente do sindicato é constituída por uma Direcção Nacional composta por 101 Dirigentes e apoiada por uma vasta rede nacional de Delegados Sindicais, podendo-se afirmar que não existe ponto do País onde os trabalhadores deste vasto sector de actividade não possam estar representados e defendidos sindicalmente.
A sede nacional do SINTTAV está localizada em Lisboa, tendo também uma sede própria no Porto, e tem doze Delegações Regionais em várias capitais de distrito, dez no Continente e uma em cada Região Autónoma.
Estas Delegações, que são a estrutura descentralizada do Sindicato, são compostas por um número variável de Dirigentes conforme a sua dimensão, para que estes estejam próximo dos associados em todo o País.
O SINTTAV dispõe de um importante apoio jurídico suportado num conjunto de Advogados, não só em Lisboa, Porto e Madeira, como nas cidades mais populacionais, convencionados directamente ou através das Uniões Sindicais, por forma a poder fornecer o apoio jurídico indispensável aos associados.
O SINTTAV tem uma história de luta muito rica acumulada tanto a herdada dos Sindicatos que o constituíram com a concretização após a fusão, traduzida em resultados muito positivos em inúmeras frentes de trabalho, das quais pela sua importância, se salienta a negociação de vários AEs (Acordos de Empresa), ACT (Acordos Colectivos de Trabalho) e CCT (Contratos Colectivos de Trabalho) que garantem os direitos dos trabalhadores.
O SINTTAV é filiado na CGTP, que é a maior organização social do País e na UNI – Sindicato Global, que representa cerca de 18 milhões de trabalhadores do sector em todo o mundo.
No plano Internacional, num mundo de economia globalizada à escala mundial, o SINTTAV mantém a sua intervenção no âmbito das relações internacionais, factor decisivo para que a troca de informações e conhecimentos possam enriquecer a nossa experiência e a dos Sindicatos com quem temos relacionamento e contribuir para a globalização dos direitos dos trabalhadores, que terá de ser uma das bandeiras de luta dos sindicatos em todo o mundo.
A acção do SINTTAV
Contratação colectiva
Matéria Salarial, Clausulado, Carreiras, Redução do horário de trabalho, Aumento de dias de Férias, Melhores Abonos e Subsídios entre outras matérias, garantidos através de Acordos de Empresa, Acordos Colectivos de Trabalho, Contratos Colectivos de Trabalho e Cadernos Reivindicativos.
Outras componentes da nossa intervenção centram -se em matérias como:
- Emprego com direitos
- Luta pelo fim da precariedade
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Intervenção Sindical nas empresas
- Formação Profissional
- Apoio Jurídico
- Igualdade de género
- Jovens
- Quadros Técnicos
- Aposentados, Reformados
- Actividades Culturais e Recreativas